Esta receita é dedicada aos meus amigos dos Estados Unidos. Ela é uma versão diferenciada para o ponto dar certo devido ao milho consumido nos EUA ser diferente do tipo que o utilizado para fazer pamonhas no Brasil. Fiz, o sabor saiu o mesmo, a textura também. Foi aprovadíssima esta receita!
Ingredientes
7 xícaras de grãos de milho frescos
170 gr/6oz de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
1 ovo
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 xícara farinha de milho seco (harina de maiz, se encontra na parte de produtos Mexicanos)
Palhas do milho fresco, ou seca (corn husks)
Modo de Preparo
Tirar com cuidado as palhas da espiga e reserve. Corte os grãos bem rente do sabugo e bata no liquidificador até ficar homogêneo.
Utilizando a batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme . Adicione o ovo , o sal e o fermento em pó. Misture a incorporar . Adicione a harina de maiz e o milho batido e misture até formar uma massa lisa.
Escalde as palhas de milho reservadas para que fiquem macias (escolha palhas grandes e descarte as externas, que são muito duras).
Junte as extremidades mais largas de duas palhas de maneira que fiquem sobrepostas. Junte as laterais mais longas, formando um retângulo comprido. Ponha uma boa colherada da mistura de milho no centro do retângulo.
Dobre as laterais do triângulo e depois as extremidades para formar um pacotinho. Amarre o pacotinho com uma tira retirada ao longo da folha de milho ou com um barbante e cozinha. Faça os pacotinhos restantes até terminar a mistura do milho.
Disponha as pamonhas num cesto de cozimento à vapor e adicione 2 cm de água. Cubra com uma tampa apropriada, leve para ferver e cozinhe por 1 hora aproximadamente, acrescentando água no fundo conforme necessário. Retire e pode servir quente ou fria. Refrigere as que não consumir na hora.