Cebola Caramelizada e Batata Doce Gratinada com Sálvia Fresca

IMG_5767

Apresento à vocês, a minha versão do prato Cebola Caramelizada e Batata Gratinada com Sálvia Fresca do Chef de Cozinha, Bobby Flay. Na minha receita, troquei a batata normal, pela batata doce e adicionei queijo parmesão também.
Ficou simplesmente divina! Sua família e convidados ficarão surpreendidos com este acompanhamento para a ceia de Thanksgiving.
Utilizei a batata doce, da casca roxa e branquinha por dentro. No Brasil tem mais facilidade de ser encontrada. Aqui nos USA, encontrei esta batata no mercado indiano.
Adoro fazer comprinhas em mercados asiáticos e indianos. Acabo encontrando frutas e hortaliças que não tem normalmente nos mercados regulares da cidade. E como adoro novidades, sempre também , acho algo novo para experimentar. Vale a pena sair da rotina dos mesmos mercados e visitor um destes!
A sálvia (sage) fresca, peguei da minha horta. É a erva que mais se deu bem com o clima e terra daqui. Passou firme e forte pelo inverno e verão, e o pézinho continua lindo e com muitas folhinhas!

IMG_5765

Ingredientes
2 colheres de azeite
1 colher de sopa de manteiga
3 cebolas medias cortadas bem fininha
Sal e pimenta do reino moída à gosto
3 colheres de sopa bem picada folhas de sálvia fresca
6 batatas doce grandes, descascadas e em fatias finas num mandolin (ou na faca, se não tiver o mandolin)
2 xícaras de creme de leite fresco
Queijo parmesão ralado

IMG_5760

IMG_5762

Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno à 375F/190C.

IMG_5761

Aqueça o óleo e a manteiga numa frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione a cebola, tempere com sal e pimenta e cozinhe até caramelizar, cerca de 15 à 20 minutos. Retire do fogo e misture a sálvia. Reserve.
Faça uma camada de fatias de batata num refratário grande, e coloque um pouco da cebola. Polvilhe sal e pimenta e regue umas 2 colheres de creme de leite fresco ou mais se necessário. Vá pressionando para baixo e repita até terminar as batatas e cebolas. Leve ao forno, coberto com um papel alumínio por 25 minutos. Retire o alumínio, polvilhe queijo ralado e asse por mais 20 à 25 minutos, até dourar. Aguarde uns 10 minutos para esfriar um pouco antes de servir.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s