Pão Pita

Minha primeira vez fazendo essa delícia de pão e deu certo! Pita ou pão árabe, pão sírio, como é conhecido no Brasil,  é um pão de trigo tipo “envelope”, um pão folha que pode ser recheado e consumido como um sanduíche. Pode fazer também um molho tzatziki ou hummus para acompanhá-lo.

Nesses tempos de quarentena, nada melhor do que comer pão fresquinho!

Ingredientes
1 xíc de água morna morna (cerca de 105–110 ° F)
1 colher de sopa de açúcar
2 1/4 colheres de chá (1 pacote) de fermento ativo seco
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
1 3/4 colheres de chá de sal

Modo de Preparo
Adicione a água morna, o açúcar e o fermento ao bowl da batedeira (de preferencia, planetária), juntamente com 1 xícara de farinha. Bata tudo até ficar uniforme e reserve por 15 minutos. A mistura formará bolhinhas.
Adicione o azeite e o sal, juntamente com 1 1/2 xícaras de farinha. Misture bem e vá limpando as beiradas do bowl. Se a massa ainda estiver meia grudenta, adicione 1/4 de xícara de farinha de cada vez.
Se não tiver a planetária, sove a massa por uns 5 minutos. Remova a massa da tigela, coloque-a sobre uma superfície enfarinhada e forme uma bola.
Esborrife levemente uma tigela grande com azeite (ou óleo, manteiga) e coloque a massa dentro. Vire a massa para cobrir toda com óleo e cubra a tigela com um pano de prato. Deixe a massa crescer em temperatura ambiente por 2 horas ou até dobrar de tamanho.
Retire a massa da tigela e coloque-a sobre uma superfície enfarinhada. Retire o ar na massa e corte-a em 8 pedaços.
Forme cada pedaço de massa numa pequena bola, puxando a massa pelos lados e dobrando as pontas por baixo. Coloque as bolas distanciadas numa superfície enfarinhada e cubra-as com um pedaço de filme plástico levemente untado com óleo. Deixe a massa descansar por 30 minutos.
Depois de descansar, abra as massas com ajuda de um rolo (os com as mãos) formando discos. Deixe a massa descansar por 10 a 30 minutos.
Pincele uma frigideira de ferro fundido com um pouquinho de azeite e coloque-a em fogo médio-alto. Adicione o disco na frigideira e cozinhe até o pão começar a inchar e o fundo dourar, cerca de 2-3 minutos. Vire e cozinhe por mais 2 minutos. Embora seja ideal que o pão pita comece a inchar e encher de ar quente para formar o enevelpe perfeito, isso nem sempre, acontece. Coloque os pães num pano de prato limpo enquanto continua cozinhando o restante das pitas,  para mantê-los aquecidos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s