Pão Petrópolis

Mesmo morando fora, adoro assistir a parte de culinária do programa da Ana Maria Braga. Já fiz várias receitas que ela passou, e essa é uma delas. Disse a Ana que este pão é muito famoso no Rio, na cidade de Petrópolis (região serrana do Rio de Janeiro). Eu estive nessa cidade, que é deslumbrante por sinal, uns 30 anos atrás, mas não me recordo de ter conhecido/experimentado esse pão. Mas vendo essa delícia, fiquei com vontade e adivinha? Tive que fazer. Aprovadíssimo pelos jurados aqui de casa (marido e filhos). Haha.

Ingredientes
10g (1 sachet ou 1 colher de sopa) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de manteiga (15 g)
180ml de leite (¾ xícara de chá)
50g de açúcar (¼ xícara de chá)
400g de farinha de trigo (2 ½ xícara de chá)
1 pitada de sal
1 gema misturada com 1 colher (chá) de café pronto sem açúcar


Modo de Preparo
Numa tigela, coloque o fermento, manteiga, leite, 1 ovo e misture bem. Reserve.
Coloque numa outra tigela o açúcar, toda farinha de trigo, a pitada de sal e misture também. Faça uma cavidade no centro, adicione a mistura de fermento (reservada acima) e sove bem até ficar uma massa homogênea. Dica: polvilhe um pouco de farinha de trigo nas mãos para desgrudar a massa que fica entre os dedos. Deixe a massa descansar por uns 20 minutos numa tigela com filme plástico por cima.
Modele a massa no formato de pão de forma comprido, polvilhe farinha de trigo e transfira a massa para uma forma de bolo inglês (25 cm X 10 cm e 6 cm de altura) forrada com papel manteiga nas laterais (veja minha foto abaixo) deixando 10 cm de papel para o lado de fora da forma. Pincele a massa de pão com 1 gema misturada com o café pronto e deixe crescer até a massa dobrar de tamanho, num ambiente de temperatura agradável. Uma dica importante. Coloque uma forma com uma gradinha por debaixo da forma do pão a assar.
Leve o pão ao forno médio preaquecido a 180°C – 350F por +/- 35 minutos ou até dourar. Retire do forno, desenforme, retire o papel manteiga e sirva em seguida. Para fazer o famoso pão na chapa, passe manteiga dos dois lados e esquente a fatia (cortada grossa) na chapa quente ou frigideira.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s