Ontem acordei com vontade de comer um Croque Madame. Um sanduíche francês com pão de casca grossa (rústico), presunto e queijo gruyère, molho béchamel e um ovo levemente frito.
Como o pão artesanal leva várias horas para fermentar, comecei ontem e assei-o hoje. Assim eu teria a base para o meu sanduíche. Croque Madame foi o meu le déjeuner de hoje!
“Viajei” muito nessa quarentena. Fui para o Brasil, Irã, Grécia, Coreia, França, México, Itália e mais alguns que não me recordo!
Ingredientes
1 colher de sopa de manteiga sem sal + para o grelhar
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 colheresde chá de mostarda Dijon
pitada de noz moscada
4 fatias de pão com casca grossa
2 ovos
100 g de queijo Gruyère
200 g de presunto
Molho béchamel
Numa panela pequena, derreta a manteiga em fogo médio-alto. Quando começar a borbulhar e criar espuma, adicione a farinha e mexa por 30 segundos. Adicione o leite morno, pitada de noz moscada, mostarda e mexa até ficar homogêneo. Reserve.
Montagem do Sanduíche
Passe manteiga nas fatias de pão e numa chapa quente ou frigideira, dourá-los dos dois lados. Coloque fatias de queijo e o dobro de fatias de presunto. Feche os sanduíches, e coloque o molho béchamel por cima deles. Coloque no broil até dourar o molho e derreter o queijo. Retire do forno, e coloque um ovo levemente frito por cima.
Bon Appétit!
Pão Artesanal