Tortillas Mexicanas

Tortillas é a base da gastronomia Mexicana. São tantos e tantos os pratos que levam essa delícia, que ficaria o dia inteiro citando-os. Acho que a maioria das casas aqui nos EUA, tem um saquinho de tortillas nas suas geladeiras. Dá para preparar rapidamente uma quesadilla (feita dobrada na chapa ou frigideira, com queijo dentro ou algum tipo de carne), ou um taco (esse utiliza a tortilla só aquecida e se coloca alguma carne, salsa Mexicana, cebola e coentro picadinho, dentro, formando um “barquinho”).  Sei que o acesso no Brasil é mais difícil, então gostaria de compartilhar essa receita com todos vocês.

Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó (baking powder)
1/3 de xícara de óleo vegetal ou banha
1 xícara de água quente

Modo de Preparo
Na tigela da batedeira equipada com o gancho de massa, misture a farinha, o sal e o fermento. Misture bem.
Com a batedeira em velocidade média, adicione óleo e água. Misture por 1-2 minutos, parando pelo menos uma vez para raspar as laterais da tigela. Depois que a massa começar a formar uma bola, reduza a velocidade do misturador para baixa e continue a misturar por 1-2 minutos, até que a massa fique lisa.
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Divida em 16 partes iguais. Enrole cada porção numa bola e achate-as. Cubra os discos com um papel toalha/pano de prato úmido, pelo menos 15 minutos e até uma hora.
Aqueça uma frigideira grande de ferro fundido em fogo médio-alto. Utilize a máquina de abrir a tortilla ou com um rolo, abra cada disco por volta de 10/15cm (uso papel manteiga para não grudar na máquina ou rolo). Não coloque uma em cima da outra. A não ser com um pedaço de papel manteiga entre elas.
Coloque uma tortilla na frigideira e cozinhe por cerca de 1 minuto, até formar pequenas bolhas na parte superior e manchas marrons na superfície inferior.  Vire e cozinhe do outro lado por cerca de 30 segundos.
Retire da panela e empilhe as tortillas cozidas, num pano de prato limpo. (Isso as manterá macias e quentinhas)
Sirva imediatamente ou deixe esfriar para uso posterior. As tortilhas podem ser armazenadas por 2-3 dias na geladeira num saco tipo ziploc.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s