Fermento natural “Sourdough Starter”

Sempre tive curiosidade para aprender a fazer o tal do pão com fermentação natural. Mas quando via que a receita do fermento levava dias para ficar pronta, eu já desistia. Normalmente gosto das coisas para ontem, mas nessas condições que estamos vivendo agora, ficando mais em casa por causa da pandemia, tive esse tempinho extra e tranquilo para fazer o fermento.

Assim que o fermento (starter) ficou pronto, já fiz um pão logo em seguida. E também já testei esse fermento e o seu descarte em várias outras receitas, tais como: waffles, pretzels e foccacia. Todas foram um sucesso aqui em casa.


Ingredientes
Aproximadamente 2 xícaras de farinha de trigo branca
Aproximadamente 2 xícaras de farinha de trigo integral
água filtrada

Instruções
Dia 1 – Misture numa pote grande com tampa, a mesma quantidade de farinha branca com a farinha de trigo integral, resultando aproximadamente numas 4 xícaras desta mistura.

Num vidro cilíndrico com tampa, misture 1/2 xícara da farinha e 1/3 xícara de água filtrada. Use uma espátula para mexer vigorosamente a farinha e a água. Raspe as laterais do frasco e cubra com a tampa meio solta. Coloque o frasco num local fresco e sombreado por 24 horas.

Dia 2 – De manhã, mexa bem para incorporar o ar na mistura, raspe as laterais da jarra e cubra com uma tampa solta. Coloque o frasco em um local fresco e sombreado por 24 horas. Essa mistura agora se chamará starter.

Dias 3 ao 7 – Manhã – Descartar e alimentar Prepare um frasco (de vidro e cilíndrico) limpo, e adicione o seguinte: 3 colheres de sopa de STARTER (40 gramas), 1/2 xícara de farinha (dessa misturada branca + integral) (80 gramas), 1/3 de xícara de água filtrada (80 gramas) . Mexa vigorosamente com uma espátula. Raspe as laterais da jarra e cubra com uma tampa meio solta. Deixe descansar por 12 horas. Tarde – Alimentação para a jarra do STARTER, adicione: 2 colheres de sopa de farinha e 1,5 colher de sopa de água filtrada. Mexa vigorosamente com uma espátula, raspe as laterais e cubra com uma tampa solta. Deixe descansar por 12 horas.


Dia 8 – Realize o teste de flutuação colocando 1 colher de sopa desse STARTER numa tigela com água em temperatura ambiente. Se flutuar, está pronto para assar pão. Veja minha receita para pão de fermento para iniciantes. Se não flutuar, continue a descartar e alimentar todos os dias até que passe no teste.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s