Ontem, dia 28 ( Junho de 2014) foi o jogo das Oitavas de Final do Brasil contra o Chile. E como não pensar em Chile e lembrar das maravilhosas empanadas!
Seguindo a tradição de comer durante o jogo, um prato do país que estará jogando contra a nossa seleção Brasileira, fiz as famosas empanadas. E digo, foram devoradas rapidamente pela nossa torcida!
Ingredientes
3 ¾ xícara de farinha de trigo
¾ colher de sobremesa de sal
1 colher de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de gordura vergetal hidrogenada (shortening)
12 colheres de sopa de manteiga sem sal (gelada e cortada em pedaços)
½ xícara + 2 colheres de sopa de água gelada
1 ovo e 1 colher de sopa de leite para pincelar
Modo de Preparo
Num processador coloque a farinha, sal, açúcar, gordura e a manteiga e pulse até ficar meio uma farofa grossa. Aos poucos, vá colocando a água com o processador ligado. Começará a se formar quase uma bola de massa.
Retire do processador, forme um disco com as mãos e coloque num plastic filme. Leve à geladeira por 1 hora ou a noite inteira.
Abra a massa, e corte com a ajuda da boca de um copo grande ou algum cortador de cookie em forma de círculo.
Coloque o recheio de sua preferência. O recheio que fiz para as minhas, foi de carne moída refogadinha, com 1 tomate picadinho e bastante azeitona verde também picada.
Feche em formato de meia lua e vá apertando, tipo beliscando a ponta e virando-a para dentro. Faça este processo em toda a borda da empanada.
Se quiser congelá-la, coloque-as no freezer num tabuleiro separadinhas e deixe congelar, depois transfira para um saquinho tipo Ziploc.
Para assar, faça uma mistura de 1 ovo inteiro com 1 colher de leite, e pincele nas empanadas.
Esquente o forno 400F/205C, e asse por uns 25/30 minutos, até dourar.