Bolo “God Bless America”

IMG_3560

Consegui esta receita com uma blogueira Americana. Este bolo é conhecido como Cajun Cake (bolo Cajun). Se vocês recordam, numa outra publicação já mencionei o que era a culinária Cajun (culinária Crioula do estado da Lousiana).
Esta blogueira mencionou em seu blog, que o seu marido, sempre quando acontece algo muito bom na sua vida, diz God Bless America (Deus Abençoe a América)! O engraçado para ela, é que seu marido é Canadense!
Quando ele experimentou este bolo, a primeira coisa que saiu foi esta exclamação: God Bless America, por inúmeras vezes! Por isso nomeou este Cajun Cake assim.
Ele é feito com abacaxi “de latinha”, bicarbonato de sódio ao invés do fermento e com cobertura de coco com pecã. Realmente, merece esta exclamação!

IMG_3559

Ingredientes para o bolo:
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio (baking soda)
1/2 colher de chá de sal
2 ovos
1/4 xícara de óleo vegetal
1 20oz/560g lata de abacaxi em pedacinhos com calda
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de açúcar mascavo (brown sugar)

Para a cobertura:
1 12oz de leite evaporado
1/2 xícara de manteiga
1 1/2 xícaras de açúcar
1/4 colher de chá de sal
1 colher de chá de baunilha
2 xícaras de coco ralado (adocicado)
1 1/4 xícaras de nozes pecãs (pecan)

Faça o bolo:
Prepare uma forma retangular; reserve.
Bata na batedeira os ovos , o óleo vegetal , abacaxi com a calda, o açúcar e o açúcar mascavo. Misture os ingredientes secos e bata bem. Despeje a massa na assadeira e leve ao forno a 350F/180C por 25-30 minutos ou até dourar e o palito inserido no meio saia limpo. Enquanto o bolo está no forno, prepare a cobertura . O bolo não cresce muito, mas o suficiente, e fica retinho, perfeito para receber cobertura!

IMG_3558

Prepare a cobertura:
Coloque o leite evaporado, manteiga, açúcar e sal numa panela de tamanho médio em fogo médio até ferver; mexendo sempre.
Reduza o fogo para médio-baixo e deixe ferver por uns 12-15 minutos ou até que obtenha uma cor caramelada; mexendo ocasionalmente. Retire do fogo e misture a baunilha, coco e pecã (a cobertura estará líquida, ela não engrossará muito). Deixe esfriar por uns cinco minutos, em seguida, espalhe sobre o bolo quente. Aguarde umas 2 horas para servir este bolo.
Para armazenar, tampe e coloque à temperatura ambiente – bolo não precisa ser refrigerado, mas fica também muito bom, bem geladinho.

Advertisements

4 thoughts on “Bolo “God Bless America”

  1. Oi, Gabriela! Essa receita se ve bem gostosa e gostaria tentar fazer! Pergunta: o que vc quis dizer com “misture os ingredientes secos e bata bem?” Para a cobertura, misturamos os dous tipos de acucar?

    Bjs! Carla

    1. Ola Carla, obrigada por nos seguir! Os ingredientes secos, seriam a farinha, sal e bicarbonato (usamos esta expressao mais no Brasil, sorry). Quanto dois tipos de acucar… acho que mencionei so o acucar (branco mesmo). O coco ralado adocicado e aquele sweetened coconut.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s